Revelação espontânea: você sabe identificar e acolher relatos de crianças e adolescentes?

Mais uma vez, fomentamos o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes com a campanha Defenda-se, do Centro Marista de Defesa da Infância (CMDI). Neste ano, além dos vídeos que promovem a autodefesa, lançamos a plataforma “Revelação Espontânea: Cartas à Comunidade Educativa”, voltada para a preparação de educadores e que traz informações sobre como identificar, acolher e encaminhar casos desse tipo.

O material, que pode ser acessado por qualquer pessoa que tenha interesse em saber mais sobre o assunto, aborda o tema de revelação espontânea – em que a própria criança compartilha a situação de abuso – com informações importantes para antes, durante e depois do momento de acolhida de um relato. Disponível desde 2020 para impressão, uma parceria com a FTD Educação permitiu a criação de uma versão digital, com novas formas de interagir com as cartas.

A plataforma busca responder algumas das perguntas mais recorrentes de quem não tem intimidade com o assunto ou formação específica para fazer uma escuta delicada como essa. O material aborda a identificação dos sinais de violência, a postura que deve ser adotada em um acolhimento, as possíveis consequências da revelação e os procedimentos posteriores ao encaminhamento da denúncia para os órgãos responsáveis.

Convidamos você para conhecer a campanha e nossa plataforma. Acesse https://defenda-se.com/revelacaoespontanea/ e junte-se a nós nesta causa tão importante.

POST ANTERIOR