18 de maio: o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
A defesa e a proteção dos direitos das crianças e adolescentes merecem atenção permanente, mas 18 de maio é um momento de atenção especial de engajamento, instituído pela Lei Federal 9.970/00. Durante todo o mês, e nesse dia em especial, diversas instituições, organizações e ativistas pelos direitos das infâncias e adolescências se mobilizam para sensibilizar, conscientizar e informar toda a sociedade.
A data se relaciona a um crime ocorrido em 1973, em Vitória (ES). Araceli, uma menina de oito anos, foi sequestrada, sofreu violência sexual e foi assassinada. Os suspeitos, três rapazes de famílias influentes da cidade, foram absolvidos por falta de provas e o caso foi arquivado.
A Campanha Defenda-se, projeto desenvolvido pelo Centro Marista de Defesa da Infância com o objetivo de promover a autodefesa de crianças contra a violência sexual, disponibiliza uma série de materiais que podem ajudar as famílias a conversarem com seus filhos sobre estratégias de prevenção, auxiliar as crianças a diferenciarem as relações saudáveis das abusivas e orientar os profissionais que atendem às infâncias e adolescências com materiais educativos na qualificação do acolhimento de revelação espontânea de violência.
E como você pode ajudar?
Uma forma de contribuir é divulgar iniciativas da Campanha. Os vídeos estão disponíveis para visualização e download. Além das animações, também há materiais de divulgação da campanha, como cartazes, banners e posts para redes sociais.
Podemos contar com você?