Centro de Defesa promove formação sobre violência sexual na unidade de Paiçandu

DSCN62791A equipe do Centro Marista de Defesa da Infância esteve nesta quarta-feira (26) no município de Paiçandu, para uma formação sobre enfrentamento à violência sexual no Centro de Educação Infantil Marista Enfermeira Anita Cordeiro. A proposta foi discutir a participação da criança nas estratégias de enfrentamento à violência sexual, com apoio da Campanha Defenda-se.

De acordo com o coordenador da Campanha, Vinícius Gallon, o reconhecimento da criança como um sujeito de direitos capaz de participar das decisões sobre os assuntos que afetam sua própria vida ainda é muito tímido e precisa ser reforçado nos diferentes espaços. “Em diferentes fases do desenvolvimento infantil meninos e meninas têm condições diferentes de opinar e decidir sobre assuntos que conheçam. Por isso, no caso da violência sexual, a autodefesa é um princípio muito importante, pois assegura que crianças tenham informações de qualidade e em linguagem amigável, acessível e própria para cada idade, a fim de promover a prevenção à violência ou a sua interrupção. ”, afirma.

O encontro também marcou a primeira reunião da Unidade com a rede de proteção do território, com o objetivo de fortalecer o trabalho em rede e de reconhecer os diferentes atores de cada segmento. Na ocasião, estiveram presentes representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, CREAS e o CRAS, além da Pastoral da Criança. Aproveitando a aproximação do 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, também foram distribuídos materiais para auxiliar nas mobilizações de enfrentamento ao problema, especialmente os vídeos da Campanha Defenda-se, em suas diferentes linguagens.

POST ANTERIOR
PRÓXIMO POST