Campanha “Defenda-se” será apresentada no Congresso Pan-Americano da Criança e do Adolescente

de
De 10 a 12 de dezembro, será realizado em Brasília oXXI Congresso Pan-Americano da Criança e do Adolescente, um importante evento que estabelece a agenda regional para a promoção e proteção das infâncias nas Américas e no Caribe. Na ocasião, será apresentada a Campanha Defenda-se, criada pela Rede Marista de Solidariedade, por meio do Centro Marista de Defesa da Infância, a fim de promover a autodefesa de crianças contra a violência sexual.

Com o tema “Infância e adolescência: construindo ambientes de paz”, o foco do evento neste ano será a violência contra as crianças e os adolescentes. O assunto será tratado por meio de três matérias fundamentais: A violência contra crianças e adolescentes – “25 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança: construindo ambientes de paz”; Adolescentes em conflito com a lei e Sistemas de Responsabilidade Penal; e A exploração sexual de crianças e adolescentes.

Em parceria com a UMBRASIL, durante o evento, o Centro de Defesa terá um estande com distribuição de informativos e exibição dos vídeos da campanha Defenda-se. “O Congresso é uma ótima oportunidade de apresentarmos a Campanha Defenda-se como um material educativo pro enfrentamento à violência sexual, com foco na prevenção e na autodefesa. Acreditamos que por meio dos seis vídeos a criança consegue perceber no próprio dia-a-dia em quais situações está mais vulnerável e que ações pode tomar para se prevenir da violência sexual, lembrando que sempre deve contar com um adulto de confiança. Além disso, educadores e profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos podem utilizar o material como forma de dialogar sobre o tema.”, diz Vinícius Gallon, coordenador da campanha “Defenda-se” e responsável pela comunicação da unidade.

No Congresso haverá também o II Fórum Pan-Americano da Criança e do Adolescente, um espaço para a expressão das opiniões de meninos e meninas da região, em respeito às reflexões e decisões entre as altas autoridades da infância reunidas no Congresso.

Outras informações sobre o Congresso acesse xxicongresopanamericano.org/pt. Já os vídeos da Campanha estão disponíveis no canal do Youtube do grupo Marista: www.youtube.com/playlist?list=PLrl6B1Ndk3huxnQYUSKtGwX9zuUMGihoo.

POST ANTERIOR
PRÓXIMO POST