Práticas em Desenvolvimento

Neste espaço são compartilhadas as experiências de educadoras e educadores que utilizam a Campanha Defenda-se em seus projetos. Acreditamos que ao disponibiliza-las em nosso site outros profissionais poderão se inspirar e produzir novas atividades, contribuindo, assim, para a defesa dos direitos de meninos e meninas.

ANTERIOR
PRÓXIMA
Projeto:

Formação Pedagógica de Juventudes e Acolhida do Programa Conviver Marista e Jovem Aprendiz.

Você também pode baixar o arquivo com todas
as práticas clicando no botão ao lado:

Instituição:

Centro Educacional Marista Irmã Eunice Benato - Rede Marista de Solidariedade.

Resumo da proposta:

A proposta foi utilizar o vídeo da Campanha Defenda-se como eixo norteador do debate sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes promovido pelos educadores sociais, instrutores técnicos, educandos e aprendizes do Centro Educacional Marista Irmã Eunice Benato. O material também foi utilizado como fonte para a formação pedagógica promovida entre os educadores de juventudes da unidade.

Metodologia e Atividades:

A Formação Pedagógica aconteceu no dia 11/05/2018 tendo como tema o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no qual foi realizada uma discussão sobre o tema e como eixo norteador utilizou-se o vídeo institucional da Campanha Defenda-se para suporte nesse processo de construção do conhecimento. O tema também promoveu um olhar sobre o evento e as temáticas levantadas pelo V Seminário Estadual do Estatuto de Criança e do Adolescente que ocorreu em Curitiba. Ainda, utilizou-se do filme “Anjos do Sol” para um olhar mais crítico da esfera complexa que envolve à temática. Ao final o debate percorreu os dados do Portal CADÊ Paraná também apresentados no Seminário. Quanto à acolhida diariamente os adolescentes e jovens, com idades entre 10 e 17 anos, do Centro Educacional Marista Irmã Eunice e dos Programas Jovem Aprendiz e Conviver Marista participam e desenvolvem um momento de importantes debates que perpassam à juventude e as rotinas do dia a dia. Assim, na semana de Combate ao Abuso um dos meios utilizados pelos educadores e instrutores técnicos foi o uso do vídeo do Defenda-se para a problematização do tema e suporte para as discussões do dia.

Resultados alcançados:

A Formação Pedagógica atingiu diretamente quatro (4) educadores sociais vinculados ao Programa de Fortalecimento de Vínculos (Conviver Marista) e três Instrutores Técnicos do Programa de Aprendizagem Profissional (Jovem Aprendiz) e um (1) Coordenador Pedagógico. A formação totalizou 4 horas. Em relação à acolhida a abordagem mobilizou aproximadamente 80 educandos do Conviver e 80 aprendizes do Jovem Aprendiz. Entende-se que a proposta deve ser ampliada nas próximas discussões e nas formas de abordagem, mas que foi um disparador para a discussão com a juventude da unidade.

Se você gostou do projeto e acha que ele faria diferença em sua instituição, entre em contato com os responsáveis para tirar dúvidas e saber mais detalhes da proposta.

Contato de referência:

Diogo Neves Melo, Coordenador Pedagógico do Centro Educacional Marista Irmã Eunice Benato.
(41) 3271-1313 | diogo.neves@solmarista.org.br

PARTICIPE TAMBÉM

Inscreva as práticas da sua escola e inspire outros educadores. Baixe o DOC em seu computador, preencha o formulário e envie para

ATENÇÃO: Ao inscrever sua prática, você concorda em torna-la pública para livre consulta dos usuários.

Professora brincando com bonecos em cada uma de suas mãos