Centro Marista de Defesa da Infância participa de mobilizações no Dia Nacional de Enfrentamento à violência sexual

18Entre os dias 18 e 20 de maio, Brasília sediará uma série de eventos de mobilização que marcam o dia 18 de Maio – Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. A Rede Marista de Solidariedade, por meio do Centro Marista de Defesa da Infância, estará presente na cidade a fim de apresentar a Campanha Defenda-se como uma das estratégias possíveis para se enfrentar a violência sexual no país.

“O enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes demanda ações permanentes durante o ano todo, mas é no mês de maio que o tema ganha força e repercussão nacional. Por isso, ao lançar um novo vídeo da Campanha Defenda-se esperamos contribuir com as mobilizações pela causa, apresentando uma nova possibilidade de atuação, que inclua a criança no centro das discussões”, declara Vinícius Gallon, coordenador da campanha Defenda-se, do Centro Marista de Defesa da Infância.

As atividades iniciam na segunda-feira (18), das 9h às 12h, com um ato contra a violência. Na terça-feira (19), das 8 às 18h, será realizado o Seminário Nacional sobre Atendimento à Crianças e Adolescentes em Situação de Violência Sexual no auditório da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. No último dia (20), das 9h às 12h, haverá a Cerimônia Nacional em Alusão ao 18 de Maio, no Salão Negro do Congresso Nacional. Nesta ocasião, acontecerá a solenidade de entrega da 5º edição do Prêmio Neide Castanha.

Premiação – 5º edição do Prêmio Neide Castanhabanner-premio-700

O Prêmio Neide Castanha é uma realização do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes em parceria com a Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, com o objetivo de homenagear personalidades e instituições que se destacaram na defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, em especial dos Direitos Sexuais.

Neste ano, a Campanha Defenda-se foi reconhecida na categoria Protagonismo de Crianças e Adolescentes. Um dos principais motivos para o reconhecimento do projeto foi a inovação ao estabelecer um diálogo direto com crianças sobre sua autodefesa. “Acreditamos se as crianças forem bem informadas podem exercer papel importante na quebra do ciclo da violência sexual. Receber esse prêmio nos dá ainda mais ânimo para seguir criando histórias que auxiliem meninas e meninos a agir preventivamente em situações de risco, e estimulem familiares, educadores e outros profissionais a dialogarem com os pequenos sobre o tema.”, comemora Vinícius Gallon.

Os ganhadores nas demais categorias foram: Programa Viravida – Conselho Nacional do SESI (Boas práticas); Profª e pesquisadora Maria Lúcia Pinto Leal (Cidadania); Mapear – Polícia Rodoviária Federal (Produção de conhecimento); Empresa STORA ENSO – América Latina

(Responsabilidade Social). Também serão homenageadas a Profª Drª Carmen Silveira de Oliveira e a ex-deputada Federal Rita Camata, autora do Projeto de Lei “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

A série de vídeos da Campanha está disponível no site do projeto, juntamente com documentos de referência sobre o enfrentamento à violência sexual e materiais para mobilização do tema nas mídias sociais: www.defenda-se.com

Programação

Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes 2015

Ato/Show pela Vida contra a Violência

Data: 18 de maio

Horário: 9h às 12h

Local: Parque da Cidade, Estacionamento do Parque Ana Lídia/ Brasília DF.

8h – Chegada das Crianças e Adolescentes ao Parque da Cidade

9h – Abertura oficial e inicio das apresentações culturais no Estacionamento do Parque Ana Lídia

11h – Pronunciamento de autoridades, Conanda, Comitê Nacional, Ministro dos Direitos Humanos, representantes governamentais, não governamentais e parlamentares

11h30-Revoada de Balões em alusão às Vítimas de Violência Sexual e Encerramento.

Seminário Nacional sobre Atendimento à Crianças e Adolescentes em Situação de Violência Sexual

Data: 19 de maio

Horário: 8h às 18h

Local: Auditório da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República SDH/PR.

8h -Credenciamento dos participantes

8h30 -Mesa de Abertura  – Comitê Nacional/ ECPAT Brasil, SDH, Conanda)

9h – Contextualização do Atendimento a Crianças e Adolescentes em Situação de Violência Sexual

Palestrantes: Comitê Nacional; Conanda; SDH-PR; Ministério da Saúde; Ministério da Justiça;  Ministério do Desenvolvimento Social

11h – Interação com a Plenária (debate) – Moderadora: Malú Moura

14h – Atuação em Rede – conhecendo algumas experiências de atendimento integrado

Programa ViraVida, Propaz/PA, Rio Grande do Sul

15h – Interação com a Plenária (debate) – Moderador: Itamar Batista Gonçalves – Childhood

16:00     Questões de etnia, gênero, orientação sexual, religião e raça no atendimento às violências sexuais

17h – Interação com a Plenária (debate)

18h -Documento com recomendações do Seminário

18h30 – Encerramento

Cerimônia Nacional em Alusão ao 18 de Maio

Data: 20 de Maio de 2014

Horário: 9h às 12h

Local: Câmara dos Deputados – Salão Negro, Congresso Nacional – Esplanada dos Ministérios/Brasília-DF.

9h -Chegada dos participantes

9h – Início da Solenidade e composição da mesa

9h30 -Solenidade de entrega do Premio Neide Castanha – 5º edição

10h – Lançamentos

10h30 – Pronunciamentos de autoridades

11h -Encerramento e Abertura do “Bandeirão do 18 de Maio” no Gramado da Esplanada

POST ANTERIOR
PRÓXIMO POST