Campanha Defenda-se lança 10° vídeo durante evento em Curitiba

vídeo 10

Na semana em que é celebrado o 26º aniversário da Convenção Sobre os Direitos da Criança, a Rede Marista de Solidariedade, por meio do Centro Marista de Defesa da Infância, lançará o 10º vídeo da Campanha Defenda-se, durante o evento Diálogos em Movimento, que nesta edição traz o tema da participação infantil no enfrentamento à violência sexual.

O lançamento será no dia 19 de novembro, às 19h30, na PUCPR e, para falar sobre o assunto, estarão presentes Ana Lídia Rodrigues Lima, coordenadora da Campanha ANA (Aliança Nacional dos Adolescentes), que atua no fomento à participação de crianças e adolescentes no enfrentamento à violência sexual, pela perspectiva da autodefesa; Denisse Araya, diretora da ONG Raíces, que atua no enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Chile; Darli de Fátima Sampaio, coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Gênero do Núcleo de Direitos Humanos da PUC-PR; e Vanderlúcia da Silva, coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Participação Infantil da Rede Marista de Solidariedade.

O coordenador da campanha, Vinícius Gallon, explica que esse evento é importante, pois, reforça o direito à participação de crianças e adolescentes, previsto na Convenção Sobre os Direitos da Criança e também no Estatuto da Criança e do Adolescente.

“Atualmente existe pouco espaço e tempo para as crianças, a sociedade ainda não reconhece esse direito e as contribuições que a infância pode oferecer. Ao mesmo tempo em que é difícil a tarefa de incluir crianças e adolescentes nos processos democráticos, especialmente nos assuntos que lhes dizem respeito diretamente, é essencial para a efetivação plena das políticas públicas. Ao se falar em enfrentamento da violência sexual, crianças devem conhecer o tema para que possam opinar sobre ele e agir em defesa própria”, enfatiza.

10° vídeo da Campanha defenda-se

A nova história dá continuidade à série de vídeos educativos sobre a autodefesa de crianças contra a violência sexual e busca problematizar a desigualdade de gênero e suas implicações para a violência sexual. “O desafio do 10º vídeo é o de desmistificar os papeis de gênero construídos desde a infância, motivando um despertar coletivo para a temática na escola, família e sociedade em geral. Busca-se, ainda, que meninas sejam respeitadas em sua inteireza e características próprias, e que os meninos tenham o direito de reinventarem sua masculinidade partindo do respeito ao feminino”, diz Vinícius Gallon.

Em respeito ao princípio da Participação o vídeo foi desenvolvido juntamente com crianças e adolescentes do Centro Educacional Marista São José (SC), que colaboraram na definição do tema, construção do roteiro e na locução dos personagens Valentina e Caio. Na unidade, o lançamento será realizado no dia 24/11 com atividades especiais e contação de história e games para os educandos do Ensino Fundamental I.

A série está disponível no site do projeto, juntamente com documentos de referência sobre o enfrentamento à violência sexual e materiais para mobilização do tema nas mídias sociais: www.defenda-se.com.

Serviço
Palestra “Participação Infantil no Enfrentamento à Violência Sexual”
Data: 19/11/2015.
Horário: 19h30.
Local: Auditório Maria Montessori | Escola de Educação e Humanidades – Bloco Amarelo da PUCPR.
Local: Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho.
Inscrições: dialogosemmovimento@colegiosmaristas.com.br
Evento gratuito, vagas limitadas

Dialogos em movimento - emkt